dc.description.abstract | Este artigo apresenta reflexões sobre uma experiência pioneira de ensino de projeto no contexto da pós-graduação stricto sensu da área de Arquitetura e Urbanismo no Brasil: o atelier integrado do Mestrado Profissional em Arquitetura, Projeto e Meio Ambiente, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o primeiro do país na área. O foco do curso é o projeto e os suportes teórico-metodológicos e tecnológicos necessários a sua adequação ao meio ambiente, seguindo princípios de sustentabilidade sócio-cultural e ambiental. Seu objetivo e principal desafio é instigar a pesquisa científica e a reflexão crítica na prática projetual de profissionais de arquitetura e engenharia civil. Nesse contexto, a grande questão pedagógica que se evidencia é como conduzir o ensino/aprendizado em uma situação de real integração entre práticas acadêmicas e profissionais, ou como ensinar novas “rezas” a muitos velhos “vigários”, metáfora que inclui tanto os discentes quanto os docentes envolvidos na experiência. ABSTRACT: This paper presents reflections on a pioneering educational project in the context of stricto sensu post-graduate studies in the field of Architecture and Urbanism in Brazil: the Integrated Design Studio of Professional Master in Architecture, Design and Environment, by Federal University of Rio Grande do Norte, the first course in the area in the country. The course focuses on architectural design, and the theoretical/methodological and technological support necessary for their environmental suitability. It follows the principles of socio-cultural and environmental sustainability. Its main goal and challenge is to instill scientific research and critical reflection about design practices in professionals of architecture and civil engineering. In this context, the main pedagogical issue is how to conduct the teaching/learning process in a situation of real integration between academic and professional practices, or how to teach new "prayers" to many old "vicars", a metaphor that includes both the students and teachers involved with this experience. | pt_BR |