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dc.contributor.authorMarques, Ricardo
dc.contributor.authorElali, Gleice Azambuja
dc.date.accessioned2021-08-08T19:15:14Z
dc.date.available2021-08-08T19:15:14Z
dc.date.issued2011-10-01
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/1376
dc.description.abstractEsse artigo apresenta parte de uma pesquisa relativa à afirmação do graduando como “sujeito” do processo projetual. Ele discute como os estudantes percebem o Trabalho Final de Graduação (TFG) desenvolvido no último semestre dos cursos de arquitetura e urbanismo brasileiros, etapa final para a obtenção do título de arquiteto-urbanista no país. O trabalho recorreu à observação de sessões de orientação, entrevistas e aplicação de questionários a professores e estudantes. Participaram dez duplas orientador/orientando de duas instituições de ensino superior: 05 da Universidade Federal do Ceará e 05 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Os resultados mostram o TFG como um momento temido pelos alunos, cujas principais situações-problema são: dificuldade na escolha do tema; superdimensionamento do processo; inseguranças técnicas; relação com o orientador (sobretudo em posturas excessivamente paternalistas ou críticas). Conclui-se que, para promover a esperada autonomia discente, o processo de elaboração do TFG precisa ser revisto, especialmente quanto à grande carga de expectativas e ao reconhecimento do papel dos diferentes agentes nele envolvidos. Abstract: This paper presents part of a survey about the student as "subject" of the design process. It discusses how students perceive the Undergraduate Final Project (UFP) developed in the last semester of Brazilian courses in architecture and urbanism, the final step for obtaining the title of architect-planner in the country. The research gathered observation of counseling sessions, interviews and questionnaires (teachers and students). The participants were ten teacher/student pairs from two universities: 05 of the Federal University of Ceará and 05 of the Federal University of Rio Grande do Norte. The results show the UFP as a moment dreaded by students, whose main problem situations are: difficulty in choosing a theme; over-sizing of the process; technical insecurities; relationship with professor (especially in postures excessively patronizing or critic). We concluded that in order to promote the student autonomy expected in the UFP, the process leading up to it needs to be revised, particularly the heavy expectations and the recognition of the roles of the different actors involved in it.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUFMGpt_BR
dc.subjectTFGpt_BR
dc.subjectProcesso Projetualpt_BR
dc.subjectAutonomia Projetualpt_BR
dc.titleEM BUSCA DA AUTONOMIA: a percepção do trabalho final de graduação em arquitetura e urbanismo pelos formandos.pt_BR
dc.typeArticlept_BR


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