dc.description.abstract | RESUMO A revista Arts & Architecture, sob coordenação do seu diretor John Entenza, promoveu, entre 1945 e 1965, através do programa Case Study Houses – CSH, a construção de uma série de casas-modelo em Los Angeles (CA). Certamente um dos episódios mais ricos e instigantes da História da Arquitetura Moderna, propunha residências unifamiliares nas quais, em conformidade com os ideais modernos, fossem incorporados novos materiais da indústria, sobretudo metais e vidros, como componentes pré-fabricados, visando baixo custo e flexibilidade de soluções. Nas décadas de 1950 e 1960, fascinou muitos arquitetos brasileiros que dele tomaram conhecimento através de um dos oito arquitetos participantes: Richard Neutra, quando de sua visita ao Brasil. No entanto, o programa CSH é ainda relativamente pouco estudado nos cursos de arquitetura no Brasil. Comungando do fascínio exercido pelas realizações do CSH, o presente artigo concentra interesse em duas de suas realizações: as casas vizinhas CSH nº 8 e CSH nº 9, construídas para o casal Eames e para o próprio John Entenza. Estas, segundo um instigante comentário da época, retomado por vários autores, seriam “gêmeas tecnológicas, mas opostos arquiteturais”. Tomando a afirmação como isca, tentamos ultrapassar as meras descrições justapostas de cada casa, seguindo uma estratégia comparativa. Além do estudo de caso em tela, interessa-nos verificar as possibilidades da análise comparativa, à luz dos elementos da tríade vitruviana. ABSTRACT The magazine Arts & Architecture, under the coordination by its director John Entenza, has promoted between 1945 and 1965 the construction of a series of model houses in Los Angeles (CA) through the Case Study Houses - CSH. Certainly one of the richest and most exciting episodes of the History of Modern Architecture, it proposed single-family homes in which, in conformity with the modern ideals, were incorporated new materials of industry, especially metals and glass, as prefabricated components, aiming flexibility solutions and low cost. In the 1950s and 1960s, it fascinated many Brazilian architects who became aware of it through one of the eight participating architects, Richard Neutra, when he visited Brazil. However, the CSH program is still relatively little studied in architecture courses in Brazil. In communion with the fascination exerted by the achievements of the CSH, this article focuses interest in two of his achievements: the neighboring houses CSH #8 and CSH #9, built for the Eames couple and John Entenza himself. These, according to a provocative comment from the time they were built and resumed by various authors, are "technological twin, but architectural opposites." Taking the assertion as motivation, we are trying to go beyond the merely juxtaposed descriptions of each house, following a comparative strategy. Beyond this particular case study, we are interested in exploring the possibilities of comparative analysis, based on the elements of the vitruvian triad. | pt_BR |