Show simple item record

dc.contributor.authorCavalcante, Eunadia
dc.contributor.authorVeloso, Maisa
dc.date.accessioned2021-08-08T19:07:20Z
dc.date.available2021-08-08T19:07:20Z
dc.date.issued2013-11-01
dc.identifier.issn22375007
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/1362
dc.descriptionArtigo publicado no VI Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2013 - Salvador/BA.pt_BR
dc.description.abstractReconhecida como um grande avanço no processo de ensino/aprendizagem, a integração de conteúdos disciplinares, adotada desde 1993 pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRN, constitui o objeto de um estudo que busca compreender como este princípio pedagógico atua no processo de projeto, mais especificamente no Trabalho Final de Graduação. Neste artigo, discute-se a questão a partir da revisão da literatura e da percepção de professores e alunos. De modo geral, entende-se que a concepção projetual é uma atividade complexa que requer a integração de conhecimentos de diversas áreas. Isto seria próprio à atividade profissional do arquiteto que busca, através de um exercício de síntese, apontar soluções para as múltiplas questões envolvidas em um projeto. Os estudos desenvolvidos até o momento demonstram que a aplicação crítica reflexiva do princípio da integração constitui não só condição fundamental para o processo de ensino/aprendizagem do projeto como também para a qualidade dos trabalhos de fim de curso.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherPPGAU/FAU-UFBApt_BR
dc.subjectEnsino de Projetopt_BR
dc.subjectProcesso Projetualpt_BR
dc.subjectIntegração Disciplinarpt_BR
dc.titleConsiderações Sobre a Integração de Conteúdos Disciplinares e o Processo de Projeto no Trabalho Final de Graduaçãopt_BR
dc.typeArticlept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record