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dc.contributor.authorMedeiros, Renato
dc.date.accessioned2021-08-08T19:03:50Z
dc.date.available2021-08-08T19:03:50Z
dc.date.issued2014-03-01
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/1356
dc.descriptionEsse artigo é um extrato de uma pesquisa que vem sendo desenvolvida para a produção de uma tese que busca analisar o ensino de projeto e a sua relação com o conteúdo tecnológico em IES no Brasil. Trata do afastamento entre o arquiteto e o canteiro, que já foi citado por diversos autores como FERRO (1979), e que remonta ao processo de separação entre a figura do arquiteto e do engenheiro a partir do Renascimento, intensificada com a revolução industrial e influenciada pelo modelo Beaux arts de ensino, o que gerou, como adverte COSTA LIMA (2010), consequências que pouco são discutidas na formação profissional. Atualmente, as realidades dos currículos, as práticas existentes, a lógica do produtivismo acadêmico e as incursões ainda limitadas na reflexão do ensino de projeto demonstram um descompasso entre esses campos do saber arquitetural. Logo, percebe-se que o distanciamento entre as disciplinas de projeto arquitetônico e as de tecnologia da construção, acabam gerando interferências no processo e na compreensão do discente quanto à materialização do projeto. Tal situação afeta as soluções projetuais gerando hiatos na formação do futuro profissional. Tem como objetivo caracterizar o panorama atual a respeito de como vem sendo abordado o conteúdo tecnológico no ensino de AU no Brasil, a partir da produção cientifica que versa sobre o assunto.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherII SPPGAUpt_BR
dc.subjectProjeto de Arquiteturapt_BR
dc.titleConcepção e materialização: o lugar da firmitas no ensino de projetopt_BR
dc.typeArticlept_BR


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