dc.description | As pesquisas em ensino de projeto de Arquitetura têm sido desenvolvidas com o intuito de compreender e aperfeiçoar os processos de ensino-aprendizagem no âmbito das instituições de ensino, especificamente, no atelier acadêmico de projeto. Diversas publicações, dissertações e teses tem abordado a temática que se relaciona com outros aspectos do ensino em Arquitetura como a integração de conteúdos, métodos e processos de avaliação (TEIXEIRA, 2005; CAVALCANTE, 2015). Outros autores têm compartilhado experiências didáticas de ensino, colaborado na discussão do papel do atelier de projeto na universidade e os seus desafios para o século XXI (COSTA LIMA, 2003; LEITE, 2005; PIÑON,2006; RHEINGANTZ, 2015). O trabalho a ser apresentado trata de uma das fases da pesquisa de doutorado e configura-se como contraponto externo para a investigação em andamento que analisa a inserção do conteúdo tecnológico no processo de ensino-aprendizagem em projeto de arquitetura em instituições de ensino no Brasil. A coleta de dados foi realizada entre março e julho de 2015 na Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa, em Portugal e aconteceu durante um semestre letivo da disciplina Laboratório de Projeto III, do terceiro ano do curso. O trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de observações desenvolvidas em pesquisa aplicada em sala de aula de projeto de Arquitetura, afim de elucidar as práticas e as decisões projetuais dos alunos quanto aos aspectos tecnológicos presentes no processo de projetação. | pt_BR |