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dc.contributor.authorCavalcante, Eunadia
dc.contributor.authorVeloso, Maisa
dc.date.accessioned2021-08-08T19:02:57Z
dc.date.available2021-08-08T19:02:57Z
dc.date.issued2012-09-01
dc.identifier.issn9,79E+12
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/1354
dc.descriptionTrabalho apresentado em Sessão de Comunicações no II ENANPARQ Natal 2012.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO De modo geral, entende-se que a concepção projetual é uma atividade complexa que requer a integração de conhecimentos de diversas áreas. Isto seria próprio à atividade profissional do arquiteto que busca, através de um exercício de síntese, apontar soluções para as múltiplas questões envolvidas em um projeto. Enquanto processo pedagógico, a integração dos conteúdos ministrados nas disciplinas do curso pressupõe uma postura ativa do aluno na busca por uma síntese de conhecimentos, indispensável para o aprendizado efetivo. O princípio da integração mostra-se, desta forma, condição fundamental no processo de ensino/aprendizagem do projeto. Este artigo procura discutir as potencialidades e os limites do princípio de integração disciplinar no âmbito da formação profissional em projeto de arquitetura, verificando em que medida ela pode interferir positivamente na qualidade dos projetos desenvolvidos em trabalhos de conclusão de curso. Os estudos desenvolvidos até o momento demonstram que o princípio da integração permite a exploração das possibilidades de interação entre os diversos saberes e habilidades, bem como entre pessoas portadoras desses saberes, portanto, não se trata apenas de uma formalidade curricular. ABSTRACT In general, one understands that project conception development is a complex activity which requires the integration of knowledge of different areas. This being something intrinsic to the architect‘s professional activity, who searches, through a synthesis exercise, to provide solutions to multiple questions which a project involves. As a pedagogical process, the integration of contents taught in Architecture programs, anticipates an active student posture in search of a knowledge synthesis, essential to an effective learning. Therefore, the theory of integration reveals itself as the basic condition in the teaching /learning process of a project development. This article discusses the potentialities and limits of the content integration theory in the scope of professional architecture project formation, verifying in which measure it can positively intervene in the quality of a project developed in the program’s final. Up to now results from the research have shown that content integration theory allows the exploration of different possibilities of integration among diverse knowledge and skills, as well as amongst people who possesses such knowledge, therefore, it’s not only a curricular convention.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherPPGAU/UFRNpt_BR
dc.subjectComplexidadept_BR
dc.subjectConcepção Projetualpt_BR
dc.subjectIntegração Disciplinarpt_BR
dc.titleComplexidade e ensino de projeto: a integração de conteúdos disciplinares na concepção do projeto arquitetônicopt_BR
dc.typeArticlept_BR


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