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dc.contributor.authorElali, Gleice Azambuja
dc.contributor.authorVeloso, Maisa
dc.date.accessioned2021-08-08T19:00:41Z
dc.date.available2021-08-08T19:00:41Z
dc.date.issued2006-10-01
dc.identifier.issn858918403
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/1350
dc.description.abstractThe study of precedents is one of the elements that influences the formation of the architect’s formal and funccional repertory, and it is reflected in the professional design conception process. Through this perspective, the POE is being consolidated as an important form of approach to the built environment. It is an auxiliar instrument in this repertory constituition, specially a critical analisys of positive and negative aspects that should be valorized or avoided in new projects. This paper discuses possible influences of the POE’s analised buildings (or examples) on the conception of new architectural objects. To exemplify this question through an academic perspective, the work presents the results of POEs and the students design proposal made in a graduation discipline of the Architecture and Urbanism Course of Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), that sistematically utilises this approach in the last 10 years. The authors concluded that the POE influencied the initial central idea and the architectural basic configuration adopted, specially in therms of school’s spacial organization (school design is the discipline’s theme). In another hand, this relation is less evident in the final product (the project), mainly in the formal/volumetric aspect. RESUMO: O estudo de precedentes é um dos elementos que influenciam a formação do repertório formal e funcional do arquiteto, refletindo-se de modo mais ou menos evidente no processo de concepção projetual. Sob esta perspectiva, a APO vem se consolidando como um importante modo de abordagem do ambiente construído, configurando-se como um instrumento auxiliar na constituição deste repertório, sobretudo no que diz respeito à análise crítica de aspectos positivos e negativos a serem valorizados ou evitados em novos projetos. Este trabalho discute as possíveis influências dos edifícios (ou exemplos) analisados em APOs sobre a concepção de novos objetos arquitetônicos. Para exemplificar esta questão sob o ponto de vista acadêmico, o trabalho apresenta os resultados obtidos em APOs e as propostas projetuais feitas por estudantes em uma disciplina do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), na qual esta abordagem é utilizada sistematicamente ao longo dos últimos 10 anos. As autoras concluem que, ao menos no caso em questão, as APOs influenciam consideravelmente a idéia central e o partido arquitetônico inicial dos projetos, sobretudo em termos de organização espacial das escolas (tema da disciplina). Por outro lado, esta relação não é tão evidente no produto final do processo, principalmente no que se refere aos seus aspectos formais/volumétricos.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherFAU-USPpt_BR
dc.subjectConcepção Projetualpt_BR
dc.subjectExperiência de Ensinopt_BR
dc.subjectAvaliação Pós-Ocupaçãopt_BR
dc.titleAvaliação Pós-Ocupação e processo de concepção projetual em Arquitetura: uma relação a ser melhor compreendidapt_BR
dc.typeArticlept_BR


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