dc.description.abstract | Este artigo apresenta uma reflexão sobre a prática de avaliação da aprendizagem de Projeto Arquitetônico, levando em conta que refletir sobre o ato de projetar encontra-se indissociavelmente ligado à reflexão sobre o ensino de projeto. O principal instrumento aqui abordado é o que se denominou banca de avaliação integrada, atividade realizada ao final de cada disciplina de Projeto Arquitetônico. Como referência empírica, estuda-se a experiência desenvolvida, por mais de três anos no curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Damas (Recife). Como referencial teórico, a experiência se pauta nas teorias de PERRENOUD sobre avaliação em didática e, em FREIRE, especialmente, em sua “Ação Cultural para a Liberdade”. Tal estratégia procura desenvolver no aluno tanto a consciência de gestor de sua própria formação, utilizando conteúdos articulados, como a estruturação de uma visão aplicada de todas as disciplinas do curso. A associação dos saberes deve se tornar perceptível no produto de Projeto Arquitetônico pelo seu aspecto empírico e por sua materialidade na formulação de problemas. A disciplina de Projeto Arquitetônico passa a desenvolver um papel fundamental naquilo que Edgard MORIN chamou de “religação dos saberes”. O professor de Projeto Arquitetônico, ao solicitar respostas em momentos específicos, estimula a articulação dos saberes das diversas disciplinas que integram o vasto leque de formação. Por sua vez, os professores de outras disciplinas, se necessário, ajustam suas atividades no sentido de favorecer atividades e discussões para responder às demandas apresentadas. Assim, não se espera que a síntese “apareça”, por um passe de mágica, no produto desenvolvido, mas, sim constrói-se esta síntese ao longo do processo. A integração e a interdisciplinaridade são instrumentos fundamentais para que o aluno perceba que em sua formação existem valores que se complementam, apontam para a compreensão e interpretação dos problemas inerentes à atividade do profissional em arquitetura. ABSTRACT: This article presents a reflection on the practice of evaluation of the learning of Architectural Project, taking into account that any analysis on the act of projecting is inextrincably linked to the reflection on the teaching of project. The main instrument here approached is what was called integrated evaluation board, activity accomplished at the end of each discipline of Architectural Project. As empiric reference, it will study the experience developed, for more than three years, in the course of Architecture and Urbanism of University Damas (Recife). As theoretical referential, the experience is based on the theories of PERRENOUD about didactic evaluation and, on FREIRE, especially his “Cultural Action for Freedom”. Such strategy tries to develop the student’s consciousness as agent of his/her own formation, using articulate contents, as well as to structure an applied vision of all the course’s disciplines. The association of the contents learned must become perceptible in the product of Architectural Project for its empiric aspect and materiality in the formulation of problems. The discipline of Project Architectural takes a fundamental role in what Edgard MORIN called “reconnection of knowledge”. The teacher of Architectural Project, when requesting answers in specific moments, stimulates the articulation of knowledge about the several disciplines that integrate the wide scope of formation. In turn, the teachers of other disciplines, if necessary, adjust their activities to favoring activities and discussions to answer the demands presented. Thus, one doesn’t simply wait for synthesis to appear spontaneously in the developed product; it is constructed along the process. Integration and multi-disciplinarity are fundamental instruments for the student to realize that in his/her formation there are complimentary values that point out to the understanding and interpretation of the inherent problems to the professional's activity in architecture. | pt_BR |