dc.description | Diversos autores (como REBELLO, 2000) defendem que a concepção estrutural é papel do profissional que cria a Arquitetura e tem significativa importância no desenvolvimento do projeto arquitetônico. Este trabalho apresenta parte dos resultados da dissertação desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGAU/UFRN), tendo como questão central o exercício da concepção estrutural integrada ao processo de aprendizagem do projeto de edifícios, em nível de graduação, com estudo de caso em duas disciplinas de Projeto de Arquitetura: na UFRN e na UFPE. O foco, no entanto, será a análise da disciplina de Projeto de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo 4 da UFPE (2015.2) que tem como proposta principal o incentivo à verticalização de áreas urbanas. A análise foi organizada em cinco etapas: a avaliação do Plano de Curso, a observação presencial das atividades da disciplina, a aplicação de questionários aos alunos e, em seguida, aos professores e a análise dos projetos desenvolvidos ao final do semestre. Foi possível verificar certa diminuição do afastamento da matéria “Estrutura” e do conhecimento das propriedades estruturais das demais disciplinas, quando houve o incentivo dos professores de projeto à pesquisa dos componentes estruturais e outros sistemas construtivos. Quanto ao processo de projeto dos alunos, observou-se maior cuidado com a inserção do programa na planta baixa e a supervalorização dos softwares de representação gráfica. Concluiu-se que há necessidade de uma melhor interação entre as disciplinas de estrutura e de projeto no âmbito do ateliê. | pt_BR |