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dc.contributor.authorRamos, Larissa Leticia Andara
dc.contributor.authorZon, Mateus Marcarini
dc.date.accessioned2021-08-08T17:25:27Z
dc.date.available2021-08-08T17:25:27Z
dc.date.issued2019-10-01
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/1304
dc.descriptionAs cidades contemporâneas sofrem com o processo de adensamento que pressiona e ignora os espaços públicos. A ênfase no uso de veículos individuais resulta em espaços cada vez menores para o pedestre, prejudicado a vivência urbana e a caminhabllidade nas cidades. A cidade de Vila Velha-ES é precária no que diz respeito a mobilidade ativa, com vias que, apesar do fluxo de pessoas, não valorizam o pedestre. A partir desse cenário, o presente artigo investiga a aplicação dos conceitos de vitalidade urbana, caminhabilidade e valorização do pedestre - embasado nas teorias de Jacobs (2000), Gehl (2013) e Speck (2016) - para o desenvolvimento de projetos de espaços públicos com qualidade, em especial para a melhoria nos deslocamentos a pé, tendo como estudo de caso a Av. Dr. Jair de Andrade, município de Vila Velha-ES. O A pesquisa elucida as técnicas de análise: levantamento fotográfico, contagem de fluxo, questionários, observação comportamental, diário de campo e caminhada teste. A proposta baseou-se na valorização e proteção do pedestre, no aumento da qualidade socioambiental da via, no estimulo a fachadas ativas e no resgate da ciclovia, de modo melhorar a qualidade do espaço urbano de vias urbanas.pt_BR
dc.description.abstractThe Contemporary cities suffer with the process of densification that presses and ignores the public spaces of the city. The emphasis on the use of individual vehicles results in smaller spaces for the pedestrian, hampering urban living and walking in cities. The city of Vila Velha-ES is precarious in terms of active mobility, with routes that, despite the flow of people, do not value the pedestrian. From this scenario, the present article investigates the application of the concepts of pedestrian urban vitality, walkability and valorization - based on Jacobs (2000), Gehl (2013) and Speck (2016) theories - for the development of quality public space projects, especially for the improvement of walking, having as case study the Av. Dr. Jair de Andrade, municipality of Vila Velha-ES. The research still elucidates the techniques of analysis: photographic survey, flow count, questionnaires, behavioral observation, field diary and walk test. The proposal was based on the valorization and protection of the pedestrian, on increasing the social and environmental quality of the road, on stimulating active facades and on the rescue of the bicycle path, in order to improve the quality of urban space on urban roads.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectcaminhabilidadept_BR
dc.subjectpedestrept_BR
dc.subjectmobilidade ativapt_BR
dc.titleProposta para a Mobilidade Ativa: Sob o olhar da caminhabilidade na Av. Dr. Jair de Andradept_BR
dc.typeArticlept_BR


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