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dc.contributor.authorCararo, Juliana Fernandes Junges
dc.contributor.authorBehrens, Marilda Aparecida
dc.date.accessioned2021-08-08T17:20:05Z
dc.date.available2021-08-08T17:20:05Z
dc.date.issued2019-10-01
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/1294
dc.descriptionA necessidade de formação de profissionais ingressantes no mundo do trabalho mais ativos, criativos e cooperativos tornou-se desafio para a universidade na qual se realizou esta pesquisa, que vem promovendo um processo de formação continuada aos docentes, focado nas metodologias ativas. O artigo originou-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, elegendo como metodologia um estudo de caso, que buscou investigar: como construir uma metodologia ativa de aprendizagem baseada em projetos, fundamentada nos princípios do pensamento complexo, que acolha uma nova visão de aluno, professor, escola, metodologia e avaliação? O processo investigativo envolveu 64 estudantes da disciplina Projeto de Interiores I do curso de Arquitetura e Urbanismo de uma universidade privada e dois professores locados simultaneamente e de forma colaborativa nas mesmas turmas. A prática resultou em maior contextualização do estudante com a realidade, mudança no papel do professor e alinhamento da sala de aula com as intenções pedagógicas institucionais. Percebeu-se que os discentes foram estimulados a praticar a boa comunicação, uma ação mais colaborativa, solidária, participativa, investigativa, analítica, crítica e argumentativa. Concluiu-se que é preciso trabalhar lado a lado com os estudantes para uma mudança paradigmática, criando a eles oportunidades de reflexão e evolução, enfrentando o erro como caminho do acerto e orientando-os na produção e reconstrução do saber.pt_BR
dc.description.abstractThe need to train more active, creative and cooperative professionals in the work’s world has become a challenge for the university in which this research was carried out, since it has been promoting a process of continuous training for teachers focused on active methodologies. The article originated in a research of qualitative approach, choosing as methodology a case study, seeking to investigate: how to construct a project-based learning methodology grounded in the principles of the complexity thinking, that accept a new vision of student, teacher, school, methodology and evaluation? This investigative process involved 64 students of Interior Design I, a subject of the Architecture and Urbanism course, in a private university. The practice resulted in a greater contextualization of the student with reality, change in the role of the teacher and alignment of the classroom with institutional pedagogical intentions. Students were encouraged to practice good communication, more collaborative, solidarity, participatory, investigative, analytical, critical and argumentative action. It was concluded that it is necessary to work side by side with the students for a paradigmatic change, creating them opportunities for reflection and evolution, facing error as a path of success and guiding them in the production and reconstruction of knowledge.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectensinopt_BR
dc.subjectmetodologia ativapt_BR
dc.titleMetodologia ativa de aprendizagem fundamentada no pensamento complexo: uma vivência no curso de Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.typeArticlept_BR


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