dc.contributor.author | Flores, Anelis Rolão | |
dc.contributor.author | Kelling, Manuela | |
dc.contributor.author | Alberti, Giulia Ferreira | |
dc.date.accessioned | 2021-08-08T16:34:35Z | |
dc.date.available | 2021-08-08T16:34:35Z | |
dc.date.issued | 2019-10-01 | |
dc.identifier.uri | http://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/1251 | |
dc.description | Este artigo analisou os primeiros impactos das oficinas realizadas pelo Ateliê Itinerante com os alunos de uma escola municipal de ensino fundamental, assim como as contribuições na formação dos acadêmicos do curso de arquitetura e urbanismo envolvidos. O Ateliê Itinerante configura-se como um programa que abrange diversas disciplinas, e busca auxiliar na formação profissional aliada a responsabilidade social. O Ateliê de Urbanismo e Paisagismo faz parte deste ateliê âncora e se organiza de forma a interagir com comunidades vulneráveis nas questões referentes aos seus temas. Neste período foi firmada uma parceria com a Secretaria de Educação que possibilitou a realização de oito oficinas na escola com o intuito de embasar os projetos da disciplina, assim como integrar os acadêmicos com a comunidade. Nelas as temáticas desenvolvidas buscaram aproximar as crianças com a arquitetura e urbanismo, almejando também impactar a formação de futuros cidadãos. Por meio da produção destas oficinas, as crianças conseguiram expressar seus sonhos e necessidades, que foram utilizados nas propostas com a finalidade de provocar mudanças e gerar outros mundos possíveis, propostas estas, que ultrapassaram os desenhos técnicos e proporcionaram a programação de outras atividades presenciais. Portanto a interação entre academia e comunidades vulneráveis precisa basear-se num equilíbrio de aprendizado, nas trocas de experiências a fim de provocar a transformação das ideias e da superação dos preconceitos recíprocos, pois são mais que projetos, são experiências a fim de viabilizar a interação entre sonho e realidade. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper analyzed the first impacts of the workshops carried by the Ateliê Itinerante (Itinerant Studio) with students from a public primary school, as well as their contributions to the training of the architecture students involved. The Ateliê Itinerante is classified as a program that covers various subjects and aims to support professional training combined with social responsibility. The Urbanism and Landscaping Studio is part of that anchor studio and is organized to interact with vulnerable communities in their respective areas of need. In this period an agreement was established with the Secretariat of Education which enabled the achievement of eight workshops at the school with the goal of substantiating the course’s projects, as well as integrating students with the community. During them, the topics studied aimed to bring children closer to architecture and urbanism, expecting to affect the formation of future citizens as well. Through workshop production the children were able to express their dreams and necessities, which were used in the proposals with the purpose of provoking changes and create new possible worlds, proposals which went beyond the technical drawings and enabled the planning of other activities. Therefore the interaction between college and vulnerable communities needs to be based on a learning balance, on the exchange of experiences in order to cause the transformation of ideas and overcoming of mutual prejudice, since they are more than projects, they are experiences aiming to enable the interaction between dream and reality. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | - | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | extensão universitária | pt_BR |
dc.subject | projeto urbanístico | pt_BR |
dc.subject | projeto paisagístico | pt_BR |
dc.title | Oficinas do ateliê itinerante: a experiência com as crianças como ferramenta de projeto | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |