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dc.contributor.authorPenteado Neto, Raul
dc.contributor.authorLancha, Joubert José
dc.date.accessioned2021-08-08T16:14:45Z
dc.date.available2021-08-08T16:14:45Z
dc.date.issued2019-10-01
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/1216
dc.descriptionEste artigo tem como objetivo relatar resultados parciais da pesquisa que analisou nove projetos do arquiteto Português Álvaro Siza (1933), produzidos entre os anos de 1966 e 1998, a partir do trinômio “arqueologia, metamorfose e inflexão”. A partir de análise atenta à obra do arquiteto português, observam-se indícios da existência de processos contínuos de recuperação, transformação e atualização de soluções presentes em seu repertório de projetos pregressos, em novos contextos, processo que seria qualificado por Vittorio Gregotti (1972), com o termo “arqueologia autônoma”. A partir dessas considerações, surge o pressuposto sintetizado no título deste trabalho que sugere uma chave de leitura e entendimento da obra de Siza a partir da ideia de que três inflexões mais radicais de linguagem teriam sido tributárias e deflagradas por três projetos não-construídos precedentes, que poderiam ser considerados seus “prenúncios”. Este artigo apresenta a importância das experiências vividas nos projetos para o Centro Galego de Arte Contemporânea, em Santiago de Compostela (1988-93) e para o Museu para Dois Picassos, Madri (1992), não construído, nas transformações das estratégias projetuais presentes no Museu para a Fundação Iberê Camargo (1998-2008), construído em Porto Alegre, Brasil. O trabalho busca evidenciar a relevância da memória, acumulação de influências e experiências pregressas no processo de projeto do arquiteto Álvaro Siza.pt_BR
dc.description.abstractThis article aims to report partial results of the research that analyzed nine projects of the Portuguese architect Álvaro Siza (1933), produced between the years 1966 and 1998, from the trinomial "archeology, metamorphosis and inflection". From a careful analysis of the work of the Portuguese architect, there are indications of the existence of continuous processes of recovery, transformation and updating of solutions in his repertoire of previous projects, in new contexts, a process that would be qualified by Vittorio Gregotti (1972) , with the term "autonomous archeology". Based on these considerations, the presupposition synthesized in the title of this work suggests a key to the reading and understanding of Siza's work from the idea that three more radical inflections of language would have been tributary and triggered by three previous unprecedented projects, which could be considered their "foreshadowing". This article presents the importance of the experiences lived in the project for Galician Center for Contemporary Art in Santiago de Compostela (1988-93), and in the unbuilt project for the Museum of two Picassos, Madrid (1992), in the transformations of project’s strategies presented in the Museum for the Iberê Camargo Foundation (1998-2008), built in Porto Alegre, Brazil. The work seeks to highlight the relevance of memory, accumulation of influences and previous experiences in the design process of the architect Álvaro Siza.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectarqueologia autônomapt_BR
dc.subjectmemóriapt_BR
dc.titleÁlvaro Siza: transformações nas estratégias projetuais nos museus entre 1988 e 1998pt_BR
dc.typeArticlept_BR


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