Browsing Artigos em Anais e Eventos by Title
Now showing items 52-71 of 160
-
Desafios para implantação de um banco de dados digital em projeto de arquitetura: o PROJEDATA
(2009-10-01)Com o objetivo de analisar a natureza da produção acadêmica recente na área de projeto de arquitetura no Brasil, o grupo de pesquisa Projetar – Projeto de Arquitetura e Percepção do Ambiente, vinculado ao Departamento de ... -
Desenho como estratégia: elementos para o desenvolvimento de projetos urbanos frente a expansão metropolitana de Natal
(PPGAU/UFRN, 2012-12-01)RESUMO O presente artigo examina a inserção do projeto urbano em planos de ordenamento físico-territorial, pautado no desenho da habitação social como estratégia fundamental de ocupação para a efetivação do direito à ... -
O Desenho da Habitação Multifamiliar Bioclimática: a Integração Curricular como Principio na Concepção Projetual
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)As disciplinas de Projeto de Arquitetura 03 e Conforto Ambiental 01, durante o quinto período do CAU/UFRN, trabalham o tema Projeto da Habitação Social inserido em frações urbanas da cidade. Durante o semestre 2013.1, a ... -
Diretrizes projetuais para o CAU com base na APO realizada no edifício sede do CREA/RN e outros estudos
(NUTAU/USP, 2010-11-01)Há mais de um século a classe laboral de Arquitetos e Urbanistas do Brasil almeja uma instituição própria de fiscalização profissional. Atualmente este processo está em tramitação no Congresso Nacional em regime de prioridade, ... -
DISCIPLINARY KNOWLEDGE VERSUS PUBLIC PERCEPTION AND PARTICIPATION IN URBAN CONSERVATION
(CECI, 2004-11-01)This text discusses some issues regarded as essential for an integrated urban conservation theme, both from a theoretical viewpoint based on literature selected as reference for discussions and from practical viewpoints ... -
Discourse versus design: a comparative analysis of expected spatial performance as stated in briefs and laid out in plans
(KTH, 2009-06-01)This paper addresses coherence between design schemes and designed performance by applying space syntax analytical techniques to building proposals, in order to verify whether some spatial qualities and patterns of use ... -
Disneyfication now? assessing spatial correlates for heritage preservation in Natal, Brazil
(University of Michigan, A. Alfred Taubman College of Architecture and Urban Planning, University of Michigan, 2001-05-01)This work is part of a research whose aim is to assess possible strategies of preservation for the historic core of Natal, Brazil. It discusses spatial and functional aspects underlying the formation process of Natal’s ... -
Elementos do processo projetual como fonte de stress ambiental: explorando aspectos que podem influenciar a relação usuário-ambiente
(ANTAC, 2009-11-01)Na área de arquitetura e urbanismo, o processo de projetação tem como meta a proposição de ambientes construídos que abriguem/facilitem as vivências humanas. Logo, caso as pessoas e suas relações no espaço sejam eliminadas, ... -
EM BUSCA DA AUTONOMIA: a percepção do trabalho final de graduação em arquitetura e urbanismo pelos formandos.
(UFMG, 2011-10-01)Esse artigo apresenta parte de uma pesquisa relativa à afirmação do graduando como “sujeito” do processo projetual. Ele discute como os estudantes percebem o Trabalho Final de Graduação (TFG) desenvolvido no último semestre ... -
ENSINANDO (NOVAS) REZAS A (VELHOS) VIGÁRIOS: a integração de saberes e fazeres no atelier de projeto do mestrado profissional.
(UFMG, 2011-10-01)Este artigo apresenta reflexões sobre uma experiência pioneira de ensino de projeto no contexto da pós-graduação stricto sensu da área de Arquitetura e Urbanismo no Brasil: o atelier integrado do Mestrado Profissional em ... -
Ensinar a projetar no construído: uma experiência didática
(PROPAR/UFRGS, 2007-10-01)ABSTRACT: This paper presents a didactic-pedagogical experience regarding the teaching of design for intervention on the built heritage which was developed within the area of the Architecture and Urbanism course, UFRN which ... -
Ensino de arquitetura, o conteúdo tecnológico e a contribuição da abordagem tectônica para o ensino de projeto
(III ENANPARQ, 2014-01-01) -
Entre a bicicleta e a nave espacial - os novos paradigmas da Informática e o ensino do Projeto Arquitetônico
(PROARQ/UFRJ, 2005-11-01)Considera-se neste trabalho a possibilidade de que as novas tecnologias advindas da informática (programas de desenho assistido por computador, Internet, simuladores, etc.) têm provocado, ao longo dos anos, modificações ... -
Entre a memória e a amnésia: a nova arquitetura e a dimensão tectônica como protagonistas no projeto de intervenção no patrimônio cultural edificado - o papel da formação profissional
(ArquiMemória 5, 2017-11-01)Neste artigo, refletimos sobre o papel do novo e da dimensão tectônica na preservação do patrimônio cultural edilício. Para tanto, abordamos, inicialmente, os conceitos de patrimônio cultural ampliado e de áreas consolidadas ... -
Espaços livres públicos e privados em Campina Grande/PB
(III ENANPARQ, 2014-01-01) -
Especificidades do projeto de (novas) habitações em ambientes históricos: Sugestões de parâmetros para avaliação e (re)desenho das estruturas arquitetônicas existentes
(PósArq/UFSC, 2006-11-01)This paper discusses design aspects, which are thought crucial to be considered in conversion plans for residential use in old town centres so that new contemporary ways of life and household compositions can be satisfactorily ... -
Especificidades e interfaces no ensino de Projeto: a experiência do atelier integrado no Departamento de Arquitetura da UFRN
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)ABSTRACT The present paper aims at reflecting upon the teaching experience in architectural design for urban and rural areas at the Department of Architecture of Rio Grande do Norte’s Federal University. This experience, ... -
Estudos de Avaliação Pós-Ocupação na Pós-Graduação: uma perspectiva para a incorporação de novas vertentes
(FAU-USP, 2004-10-01)Born from the crescent environmental preoccupation that characterizes the last decades, the Post-Occupation Evaluation (POE) is consolidated as an academic practice used in the areas of teaching, research and university ... -
Estudos de precedentes, referências e metodologia projetuais em Trabalhos Finais de Graduação em Arquitetura no Brasil
(FAU-MACKENZIE, 2009-10-01)Este texto apresenta algumas reflexões sobre a produção acadêmica de projetos de arquitetura nos cursos de graduação de escolas brasileiras consideradas referências no ensino e pesquisa na área de projeto, a partir de dados ... -
Uma experiência de síntese no ensino de projeto
(FAU-MACKENZIE, 2009-10-01)Objetivamos comunicar/divulgar uma experiência acadêmica desenvolvida no sentido de sintetizar conhecimentos que são repartidos por uma necessidade didática, mas que precisam ser reintegrados na mente dos estudantes, ...