dc.contributor.author | Barnabé, Paulo Marcos Mottos | |
dc.contributor.author | Berriel Mercadante Stinghen, Andréa | |
dc.date.accessioned | 2021-08-08T15:03:26Z | |
dc.date.available | 2021-08-08T15:03:26Z | |
dc.date.issued | 2019-10-01 | |
dc.identifier.uri | http://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/1163 | |
dc.description | Em um mundo de mudanças rápidas, um dos desafios no ateliê de projeto de arquitetura e urbanismo é encontrar repertórios significativos, ao mesmo tempo, para estudantes, professores e futuras usuárias e usuários. Esse artigo relata a experiência de ensino-aprendizagem no quinto ano, durante o trabalho final de graduação – TFG, na fase de pesquisa e de projeto. O objetivo é refletir sobre a abordagem fenomenológica e de incentivo à criatividade, aceitando hibridismos e atravessamentos diversos no processo de concepção e desenvolvimento dos projetos. A metodologia de trabalho apresenta-se como uma alternativa que pode colaborar para um projeto mais livre, coerente, e profundamente conectado com as poéticas, aspirações e expressões contemporâneas. | pt_BR |
dc.description.abstract | In a world full of changes, one of the challenges in an architecture and urban design studio is to find meaningful repertories for students, teachers and future users at the same time. This article reports the teaching-learning experience of the course’s last year, when is made the final graduation project - GP, at the research and project phases. It aims to reflect about the phenomenological approach and the incentive to creativity, accepting hybrids and diverse crossings in the process of conceiving and developing projects. The work methodology is presented as an alternative that can collaborate for a freer, coherent, deeper connected with poetics, aspirations and contemporary expressions project. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | - | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | fenomenologia | pt_BR |
dc.subject | criatividade | pt_BR |
dc.title | Abordagem fenomenológica e criativa no Trabalho Final de Graduação em Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |