Search
Now showing items 1-10 of 44
A (Des)Construção do Princípio Ensaio sobre o Ensino do Projeto de Arquitetura
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)
Este ensaio apresenta questionamentos e especulações teóricas, didáticas e metodológicas que refletem a revisão paradigmática pela qual passa o ensino acadêmico do Projeto de Arquitetura. O autor sugere ser necessária uma ...
Arquitetura e Reminiscências
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)
Este trabalho tem a intenção de formular um tema de investigação sobre a expressão individual do arquiteto na obra de arquitetura. O estudo das manifestações subjetivas do arquiteto, na obra de arquitetura, pode constituir ...
O Ensino de Projeto e sua Interface com as Disciplinas Coplementares
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)
Ainda que quase vinte anos hajam mediado as épocas em que os autores deste artigo foram alunos de uma Faculdade de Arquitetura, eles observaram que o ensino do projeto não foi muito modificado no período. Além disto, nos ...
Por uma Formação mais Qualificada do Professor de Projeto de Arquitetura no Brasil
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)
O texto discute o perfil do professor de projeto de arquitetura no contexto atual dos cursos de graduação no Brasil e a necessidade de melhor capacitação dos mesmos, através de estudos de pós-graduação voltados para o ...
A Avaliação como Instrumento da Didática do Projeto de Arquitetura
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
Este trabalho trata de um elemento importante do processo didático: a avaliação, que pode assumir três diferentes modalidades e transformar-se numa grande ajuda na promoção de um ensino inclusivo e criativo do Planejamento ...
A Conceitução da Estrutura Em Projetos de Arquitetura Através de Modelos
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
Este trabalho relata algumas das experiências, no uso de modelos físicos, realizadas junto aos cursos de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie e da Universidade São Marcos, nas disciplinas de ...
Desenho e Obra: Possibilidades de Inovação Didática
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
This work ascertains that the majority of the architecture students or new architects presents their projects with expressiveless and communicativeless technical drawings. There can be pointed two motifs for this, among ...
Ensino de Projeto: Um Passo Á Frente, Dois Atrás?
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
O presente trabalho trata do projeto de arquitetura como essência da atividade arquitetônica, e do ensino de projeto, focalizando o modo como se processa nos ateliês do curso de arquitetura da UFBA. A condição de arte e ...
Projeto de Arquitetura Linguagem e Expressão: Uma Metodologia de Projeto
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
Esta comunicação apresenta a proposta de ensino aplicada na disciplina Projeto de Arquitetura, Linguagem e Expressão, que corresponde à segunda posição da cadeia de projeto na grade curricular do curso de Arquitetura e ...
Uma Proposta para a Sistematização do Processo de Ensino de Projeto de Arquitetura
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
Este trabalho partiu da concepção que associa projeto de arquitetura a um fazer imbuído de questões teóricas, associando o fazer arquitetônico à atividade científica, além de uma atividade prática com profundas implicações ...