Search
Now showing items 1-10 of 11
A Praga do Infinito e a Ressurreição do Lugar
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
Na academia e na prática profissional há hoje ausência de consenso ante as questões de desenho da cida-de, em contraste com a clara hegemonia do Movimento Moderno algumas décadas atrás. Controvérsias sobre modelos de ensino ...
A Relação Entre Teoria e Prática na Arquitetura e Seu Ensino: Teoria Reflexiva e Projeto Experimental
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
A questão do ensino de projeto é investigada a partir da problematização da relação entre os âmbitos teóricos e práticos da arquitetura. Constatando-se uma atual impossibilidade de teorias normativas e metodológicas que ...
Ensinar Projeto no Primeiro Ano
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
Este trabalho pretende registrar uma experiência de ensino de projeto de arquitetura, em uma instituição universitária privada no primeiro semestre da graduação de 2003 em São Paulo.Tomando como base a forma em que eram ...
Ensino/aprendizagem Em Arquitetura e Urbanismo: Mitos e Métodos
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
Este trabalho reflete sobre o ensino em projeto apontando, inicialmente, as práticas e os mitos que o envolvem e a dificuldade de se estabelecer ou definir método em projeto. Busca mostrar a especificidade do ato de projetar ...
Projeto de Arquitetura Linguagem e Expressão: Uma Metodologia de Projeto
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
Esta comunicação apresenta a proposta de ensino aplicada na disciplina Projeto de Arquitetura, Linguagem e Expressão, que corresponde à segunda posição da cadeia de projeto na grade curricular do curso de Arquitetura e ...
Sobre a Avaliação no Ensino de Projeto de Arquitetura: Um Olhar
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
Este trabalho traduz uma preocupação com a avaliação escolar, enquanto objeto de atenção, no processo de ensino – aprendizagem, tomando como referência algumas disciplinas de Projeto do Curso de Arquitetura e Urbanismo da ...
Uma Proposta para a Sistematização do Processo de Ensino de Projeto de Arquitetura
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
Este trabalho partiu da concepção que associa projeto de arquitetura a um fazer imbuído de questões teóricas, associando o fazer arquitetônico à atividade científica, além de uma atividade prática com profundas implicações ...
Crítica e Avaliação no Ensino do Projeto Arquitetônico: Subsídios para uma Discussão Necessária
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
A prática usual da avaliação no ensino do projeto arquitetônico apresenta alguns pontos insatisfatórios. Diferentemente das disciplinas discursivas convencionais, uma prova de projeto arquitetônico não suscita a confecção ...
Reabilitação Arquitetônica e Integração Com a Realidade: Uma Experiência Didática no Ateliê Iv da Faufba
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)
Na Faculdade de Arquitetura da UFBA o ensino de Ateliê IV é o ultimo ano onde os alunos trabalham diretamente com os edifícios, antes do trabalho Final de Graduação. A partir de 2007, iniciamos uma proposta de curso para ...
Desenho Universal: Sistematizando Algumas Estratégias de Ensino
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)
O ensino de desenho universal nas escolas de arquitetura e urbanismo no Brasil e no mundo tem evoluído cada vez mais. A inserção deste assunto nas escolas de Arquitetura é importante uma vez que a preocupação com as ...