Search
Now showing items 1-10 of 119
A Construção de uma Metodologia de Ensino
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)
O trabalho apresentado é um relato da experiência que vem sendo desenvolvida no curso de Arquitetura e Urbanismo da UNICAP – Universidade Católica de Pernambuco – em parceria com a Prefeitura de Água Preta, município situado ...
Especifidades e Interfaces no Ensino de Projeto: A Experiência do Atelier Integrado no Departamento de Arquitetura UFRN
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)
O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a experiência de ensino de projeto arquitetônico urbano e rural no Departamento de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no âmbito da disciplina ...
Influências das Linhas Pedagógicas sobre o Ensino de Projeto
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)
O presente artigo anuncia os pressupostos da pesquisa, em andamento, sobre as relações existentes entre a linha pedagógica predominante na formação do arquiteto-professor e os procedimentos e métodos utilizados pelo mesmo ...
Referências Metodológicas para um Processo de Ensino de Projeto
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)
A partir do momento em que se entende o processo de ensino-aprendizagem como atuando na fronteira entre o ser e o mundo, ou seja, na interface entre essas duas dimensões que geram conteúdos significativos, cresce em ...
Arquitetura x Linguística: Paradigmas do Ensino do Projeto
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)
O presente texto objetiva discutir aspectos do ensino do projeto arquitetônico e urbano, partindo da associação entre arquitetura e lingüística. A comparação entre a experiência arquitetônica e a experiência do texto é, ...
Teoria, Práxis, Conceito, Mímesis
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)
Teoria e práxis arquitetônicas podem ser delimitadas, respectivamente, pelo modus operandi da razão conceitual e do procedimento mimético. Melhor do que a distinção entre a produção de textos e a produção de edifícios, ...
A Praga do Infinito e a Ressurreição do Lugar
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
Na academia e na prática profissional há hoje ausência de consenso ante as questões de desenho da cida-de, em contraste com a clara hegemonia do Movimento Moderno algumas décadas atrás. Controvérsias sobre modelos de ensino ...
Ambientes Totais para Ensino de Projeto Arquitetônico: Novos Paradigmas de Utilização da Informática
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
Este artigo é resultante de uma pesquisa sobre o ensino do projeto de Arquitetura sob o viés da Informática, do presencial ao não presencial, desenvolvida a partir da compreensão teórica sobre o processo projetual, análise ...
A Avaliação no Ensino do Projeto de Arquitetura e Urbanismo: Problemas e Dificuldades
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
Este trabalho discute algumas questões afetas à avaliação aplicada ao ensino de projeto de arquitetura e urbanismo. Primeiramente caracteriza, em suas linhas gerais, o ensino de projeto, considerando-o como um processo de ...
A Cor no Ensino do Projeto Arquitetônico no Brasil
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
Este texto é o resultado da experiência como docente em disciplinas de projeto no curso de graduação em arquitetura e de anos de pesquisa e consultoria na área do uso da cor na arquitetura. Tem como objetivo reforçar a ...