Search
Now showing items 1-7 of 7
O Processo de Avaliação e Sua Importância no Ensino de Projeto de Arquitetura
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
Este trabalho foi elaborado como trabalho final da disciplina de Teoria e Prática do Ensino de Projeto de Arquitetura, no Curso de Mestrado em Arquitetura, PROARQ/FAU-UFRJ, com base na experiência dos autores e nas discussões ...
Projetar e Ensinar Mais Próximo da Realidade: Uma Abordagem Sob o Ponto de Vista da Ergonomia
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
Este artigo visa discutir os benefícios que a Ergonomia pode trazer à prática do arquiteto e ao processo de ensino de projeto nas Escolas de Arquitetura. Dessa forma, a Ergonomia será apresentada como uma ferramenta ...
Escola na Escola: Reflexões sobre um Método de Ensino de Projeto de Espaços para o Ensino Fundamental
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
Este artigo apresenta e discute uma experiência didática desenvolvida na disciplina de Projeto de Arquitetura 3 (PA3) do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAU-UFRJ. A insatisfação dos professores com os ...
Signos, Sentidos, Experiências - as Mensagens de Um Lugar e Suas Implicações no Projeto
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)
Este artigo apresenta uma reflexão sobre as mensagens presentes nos diversos aspectos da vida urbana que podem trazer informações fundamentais a respeito da apropriação e uso da cidade e seus edifícios. Utilizando um quadro ...
Traduções Sócio-históricas para o Processo de Ensinoaprendizagem de Projeto de Arquitetura
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)
Este trabalho apresenta e discute as traduções da abordagem sócio-histórica do desenvolvimento humano, elaborada por Vygotsky, no processo de ensino-aprendizagem de Projeto de Arquitetura. A partir de um recorte da experiência ...
Observando o Processo de Projeto Segundo a Teoria Ator-rede: Estudo de Caso em Uma Disciplina Projeto de Arquitetura
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)
Este trabalho aborda a experiência realizada na disciplina Projeto de Arquitetura IV do Mestrado Integrado em Arquitetura do Instituto Superior Técnico de Lisboa, Universidade de Lisboa, no âmbito do Programa de Doutorado ...
Projetar 10 Anos: Cartografando Controvérsias no Ensino de Projeto de Arquitetura
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)
Este trabalho (re)visita as edições anteriores do PROJETAR e discute um conjunto de artigos apresentados e publicados nos seus anais. Alinha-se com os argumentos de Bruno Latour que resultaram na proposição da Cartografia ...