Search
Now showing items 1-7 of 7
Ensinando (novas) Rezas a (velhos) Vigários: a Integração de Saberes e Fazeres no Atelier de Projeto do Mestrado Profissional
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)
Este artigo apresenta reflexões sobre uma experiência pioneira de ensino de projeto no contexto da pós-graduação stricto sensu da área de Arquitetura e Urbanismo no Brasil: o atelier integrado do Mestrado Profissional em ...
Utopia, Realidade e Criatividade: Uma Análise da Experiência do Grupo Archigram à Luz de Duas Teorias do Projeto e da Concepção Arquitetural
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)
Os projetos do Archigram, grupo de arquitetos de vanguarda formado nos anos 60 - com base na Architectural Association School of Architecture, em Londres, não se fundamentavam em requisitos imediatos de exeqüibilidade ...
O que os Seminários PROJETAR nos ensinam?
(2019-10-01)
In eight previous editions of the PROJETAR Seminars, an international event on teaching, research and practice in the area of Architecture and Urbanism Design, a large collection of titles was produced with research results ...
O valor do patrimônio vernacular local e a busca por sua improvável mas necessária proteção
(ArquiMEMÓRIA, 2017-11-01)
O patrimônio vernacular, enquanto memória da história da cidade e de sua arquitetura, não tem sido reconhecido, no Rio Grande do Norte (RN) e em Natal/Brasil, o que é reflexo de uma conjuntura regional e nacional. Entende-se ...
Projeto, Memória e Sustentabilidade: Intervenção em conjuntos edificados de valor patrimonial como instrumento de preservação da memória e de sustentabilidade socioambiental.
(PPGAU/UFRN, 2012-09-01)
Neste artigo, procuramos associar os temas da Memória e da Sustentabilidade, mais especificamente por meio da discussão sobre o projeto de intervenção em conjuntos edificados de valor patrimonial e sua importância para a ...
Projeto como construção coletiva: da participação à colaboração – os desafios do ensino
(PPGAU/UPM e POSURB - PUC Campinas, 2014-10-01)
Neste artigo discutimos processos de projeto em ambiente de integração entre a academia, o meio social e a prática profissional. Ele se baseia em experiências de ensino em ateliers coletivos de projeto de arquitetura e ...
UTOPIA, REALIDADE E CRIATIVIDADE: uma análise da experiência do Grupo Archigram à luz de duas teorias do projeto e da concepção arquitetural.
(UFMG, 2011-10-01)
Os projetos do Archigram, grupo de arquitetos de vanguarda formado nos anos 60 - com base na Architectural Association School of Architecture, em Londres, não se fundamentavam em requisitos imediatos de exeqüibilidade ...