Search
Now showing items 1-10 of 16
A Avaliação como Instrumento da Didática do Projeto de Arquitetura
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
Este trabalho trata de um elemento importante do processo didático: a avaliação, que pode assumir três diferentes modalidades e transformar-se numa grande ajuda na promoção de um ensino inclusivo e criativo do Planejamento ...
A Conceitução da Estrutura Em Projetos de Arquitetura Através de Modelos
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
Este trabalho relata algumas das experiências, no uso de modelos físicos, realizadas junto aos cursos de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie e da Universidade São Marcos, nas disciplinas de ...
Desenho e Obra: Possibilidades de Inovação Didática
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
This work ascertains that the majority of the architecture students or new architects presents their projects with expressiveless and communicativeless technical drawings. There can be pointed two motifs for this, among ...
Ensino de Projeto: Um Passo Á Frente, Dois Atrás?
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
O presente trabalho trata do projeto de arquitetura como essência da atividade arquitetônica, e do ensino de projeto, focalizando o modo como se processa nos ateliês do curso de arquitetura da UFBA. A condição de arte e ...
Projeto de Arquitetura Linguagem e Expressão: Uma Metodologia de Projeto
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
Esta comunicação apresenta a proposta de ensino aplicada na disciplina Projeto de Arquitetura, Linguagem e Expressão, que corresponde à segunda posição da cadeia de projeto na grade curricular do curso de Arquitetura e ...
Uma Proposta para a Sistematização do Processo de Ensino de Projeto de Arquitetura
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
Este trabalho partiu da concepção que associa projeto de arquitetura a um fazer imbuído de questões teóricas, associando o fazer arquitetônico à atividade científica, além de uma atividade prática com profundas implicações ...
Análises Gráficas da Composição Arquitetônica O Caso da Residência-Ateliê de Eduardo Sued
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
Este trabalho traz algumas considerações sobre a arquitetura da Residência-Ateliê de Eduardo Sued, projetada pelo arquiteto Luiz Paulo Conde, localizada no bairro de Jacarepaguá, cidade do Rio de Janeiro. Este projeto, ...
Considerações sobre a Universidade e seu papel Social a Participação de Alunos em Projetos Urbanos Reais: o Caso da Cal Poly San Luis Obispo.
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
Fundamentalmente, a universidade desempenha sua função social através de serviços comunitários, da pesquisa aplicada, e da ação direta pedagógica. A filosofia básica da Califórnia Polytechnic State University SanLuis Obispo ...
Três Discursos Sobre Arquitetura, o Projeto e Seu Ensino
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
Este trabalho representa uma tentativa de reconciliar na prática projetual os condicionantes puramente arquitetônicos de ordenação às exigências feitas ao projeto pelas necessidades funcionais bem como pelas demandas ...
Architecture au Corps : Entre la Prothèse et le Parasite.
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
La conception gréco-romaine de l’isomorphisme était basée sur la représentation d’un corps canonique, préconstitué à la production de l’oeuvre d’art. Suite à l’abandon de la théorie classique, qui invoquait l’imitation des ...