Search
Now showing items 1-10 of 13
Por uma Formação mais Qualificada do Professor de Projeto de Arquitetura no Brasil
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)
O texto discute o perfil do professor de projeto de arquitetura no contexto atual dos cursos de graduação no Brasil e a necessidade de melhor capacitação dos mesmos, através de estudos de pós-graduação voltados para o ...
Para Projetar (nossos) Elefantes: Considerações sobre a Conquista de Autonomia Projetual pelo Estudante de Arquitetura e Urbanismo
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
Ao aprendizado de uma profissão corresponde, entre outros aspectos, a incorporação de conhecimentos e habilidades relacionadas às atividades a serem dominadas pelo futuro profissional. Na área de projeto arquitetônico, ...
Architecture, projet et recherche scientifique au Brésil
(École d'Architecture de Marseille, 2004-05-01)
Ce papier vise à contribuer au débat sur la recherche doctorale et le projet, ayant comme base l’expérience des études doctorales au Brésil, dont les problèmes et enjeux sont assez semblables à ceux de l’Europe. Parmi ...
Avaliação da (in)SUStentabilidade sócio-ambiental de unidades básicas de saúde
(NUTAU/USP, 2008-11-01)
Resumo Com base na evolução histórica do conceito de sustentabilidade desde a Conferência de Estocolmo, 1972, até a conferência de Johanesburgo (Rio+10), 2002, e no reconhecimento de três de suas principais dimensões na ...
Por uma formação mais qualificada do professor de Projeto de Arquitetura no Brasil
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)
The paper discusses the profile of the professor of architectural design in the present context of the Brazilian graduation courses, and the necessity of their better qualification using post-graduate's studies regained ...
Relacionando espaços e comportamentos para definir o programa do Projeto Arquitetônico
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)
O artigo defende que o processo projetual em arquitetura, que historicamente desenvolveu-se a partir de uma perspectiva direcionada para a definição/caracterização do espaço, precisa evoluir no sentido de contemplar as ...
Para projetar (nossos) elefantes: considerações sobre a conquista de autonomia projetual pelo estudante de Arquitetura e Urbanismo
(2005-11-01)
Ao aprendizado de uma profissão corresponde, entre outros aspectos, a incorporação de conhecimentos e habilidades relacionadas às atividades a serem dominadas pelo futuro profissional. Na área de projeto arquitetônico, ...
Há lugar para o projeto de arquitetura nos estudos de pós-graduação?
(Arquitextos - Vitruvius, 2002-01-01)
Hoje, as rápidas transformações tecnológicas, sócio-ambientais e econômicas, assim como o questionamento dos paradigmas tradicionais da arquitetura e o urbanismo (os modernos notadamente), colocam novos dilemas na formação ...
Qualificar é preciso... Uma reflexão sobre a formação do professor de projeto arquitetônico
(Arquitextos - Vitruvius, 2004-02-01)
Até poucos anos atrás, embora a disciplina de projeto arquitetônico fosse considerada fundamental no âmbito dos cursos de arquitetura e urbanismo, a afirmativa anterior era facilmente ouvida ao ser necessária a contratação ...
A pós-graduação e a formação do (novo) professor de projeto de arquitetura
(Editora Virtual Científca (EVC), 2003-10-01)
Nos últimos quinze anos, ocorreu no Brasil uma acentuada expansão da oferta de vagas em instituições de ensino superior (IES), tanto pela ampliação dou surgimento de novos cursos no âmbito das faculdades e universidades ...