Search
Now showing items 1-10 of 149
A Avaliação da Aprendizagem na Prática Pedagógica do Projeto de Arquitetura: Algumas Implicações Didáticas e Sociológicas
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)
Neste trabalho pretendemos abordar a prática pedagógica do projeto de Arquitetura a partir do foco nos seus processos de avaliação da aprendizagem. Buscamos discutir os procedimentos e pressupostos teórico-metodológicos ...
Apo em Unidade de Urgência/Emergência de uma Hospital Geral: sua Contribuição para novos Projetos
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)
Este artigo foi originado a partir de um trabalho realizado por mestrandos do PPGAU-UFRN (Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFRN) no semestre letivo de 2002.2, na disciplina Avaliação Pós-ocupação do ...
A Paisagem como Elemento de Concepção e de Análise do Projeto
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)
A definição de um projeto leva em conta uma série de condicionantes para que, de forma abrangente e interdisciplinar, seja capaz de estabelecer uma relação adequada com o contexto em que se inserirá, segundo padrões de ...
A Temática Semestral e o Fórum de Debates no Ensino de Projeto de Arquitetura e Urbanismo
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)
O presente trabalho pretende analisar a adoção da temática semestral e a realização do fórum de debates, atividade inicial no desenvolvimento da temática eleita, como procedimento metodológico capaz de proporcionar a ligação ...
Espaço e Lugar no Ensino do Projeto Arquitetônico
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)
O trabalho descreve uma etapa da disciplina do primeiro semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unicamp, em 2003. Destacam-se, além da questão do espaço público e privado, o programa de necessidades, as condicionantes ...
Ensino de Projeto: Teoria, História e Crítica
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)
A principal proposta deste artigo pode ser traduzida por um convite a uma reflexão sobre o ensino de arquitetura no Brasil, particularmente no que diz respeito à produção intelectual (teoria e história) vinculada à produção ...
Idéia, Método e Linguagem: Uma Abordagem sobre o Processo Compositivo Arquitetônico
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)
Este artigo pretende contribuir na discussão sobre ensino de projeto arquitetônico e sua relação com o processo compositivo projetual do arquiteto. Considerando o paradigma das escolas de arquitetura que insistem em ignorar ...
O Construtivismo em Piaget e sua Relação com o Ensino de Projeto de Arquitetura
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)
O presente texto objetiva propor uma abordagem teórica a respeito das práticas de ensino de projeto de arquitetura. Nos ateliês de projeto, como ficaram conhecidos no decorrer da história os ambientes acadêmicos dos cursos ...
Sinfonia da Arquitetura: A Busca da Poética Acústica na Concepção dos Espaços
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)
Existe contradição em esperar som da arquitetura? Na verdade, arquitetura e som são indissociáveis, na medida que todo espaço apresenta uma determinada sonoridade, mesmo se a acústica não foi considerada conscientemente ...
O Levantamento Físico e sua Influência no Projeto Final de Restauração
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)
Este trabalho é parte integrante de pesquisa desenvolvida no Programa de Iniciação Científica e na Pós-graduação em Arquitetura da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ, visando o aprimoramento técnico docente e ...