Search
Now showing items 1-10 of 23
Contribuições da Pós-Graduação para o Ensino de Projeto de Arquitetura
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)
Este texto refere-se ao trabalho final da disciplina Teoria e Prática do Ensino de Projeto de Arquitetura, do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PROARQ/UFRJ), e tem como ...
A Construção Social do Conhecimento no Atelier de Projeto de Arquitetura
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)
Este artigo relata a pesquisa realizada com uma turma da disciplina Projeto de Arquitetura I do Curso de Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Nossa prática é ...
O Processo de Avaliação e Sua Importância no Ensino de Projeto de Arquitetura
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
Este trabalho foi elaborado como trabalho final da disciplina de Teoria e Prática do Ensino de Projeto de Arquitetura, no Curso de Mestrado em Arquitetura, PROARQ/FAU-UFRJ, com base na experiência dos autores e nas discussões ...
APO e Projeto Arquitetônico: Influências e Interfaces
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
Este estudo traz uma reflexão acerca da Avaliação Pós-Ocupação (APO) e do Projeto Arquitetônico. Acreditamos que, apesar do grande número de APOs já realizadas, ainda é pequeno o número de profissionais que utilizam esta ...
Contribuições para o Projeto de Ambientes Destinados para a Educação Infantil
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
Verificamos um número crescente de ambientes destinados à Educação Infantil. Todavia grande parte destes estabelecimentos são adaptados ou instalados em edificações já existentes. Visando contribuir para projetos de avaliação ...
Projetar e Ensinar Mais Próximo da Realidade: Uma Abordagem Sob o Ponto de Vista da Ergonomia
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
Este artigo visa discutir os benefícios que a Ergonomia pode trazer à prática do arquiteto e ao processo de ensino de projeto nas Escolas de Arquitetura. Dessa forma, a Ergonomia será apresentada como uma ferramenta ...
Grupo Ambiente-Educação: Um locus Interdisciplinar Possível no Projeto dos Ambientes para a Educação Infantil.
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
Este artigo se propõe a apresentar os objetivos e a abordagem conceitual do Grupo Ambiente-Educação – GAE, Grupo de Pesquisa constituído por profissionais e pesquisadores de áreas e instituições distintas, que tem como ...
Carandiru: Deletado da Memória
(PROPAR/UFRGS, 2007-10-01)
RESUMO Concebido com base na premissa moderna da arquitetura penal, o Complexo Penitenciário do Carandiru, inicia sua história com a Penitenciária do Estado de São Paulo, projetada por Samuel Neves e Ramos de Azevedo, ...
Pires de Almeida: Reduto da Alma Encantadora das Ruas do Rio de Janeiro
(PROPAR/UFRGS, 2007-10-01)
RESUMO Incrustado na fronteira entre Laranjeiras e Cosme Velho, o quase octogenário conjunto de edifícios art déco e o desenho urbano da rua Pires de Almeida podem ser caracterizados como um legítimo reduto de resistência ...
A Contribuição da Arquitetura e da Experiência na Concepção de Edificações Penais no Rio de Janeiro
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
Este artigo apresenta duas unidades penais do Rio de Janeiro em uso – Bangu IV e Talavera Bruce –, analisa sua arquitetura, seu funcionamento, e apresenta relatos de profissionais da Secretaria de Administração Penitenciária ...