Search
Now showing items 1-10 of 19
Por uma Formação mais Qualificada do Professor de Projeto de Arquitetura no Brasil
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)
O texto discute o perfil do professor de projeto de arquitetura no contexto atual dos cursos de graduação no Brasil e a necessidade de melhor capacitação dos mesmos, através de estudos de pós-graduação voltados para o ...
Architecture, projet et recherche scientifique au Brésil
(École d'Architecture de Marseille, 2004-05-01)
Ce papier vise à contribuer au débat sur la recherche doctorale et le projet, ayant comme base l’expérience des études doctorales au Brésil, dont les problèmes et enjeux sont assez semblables à ceux de l’Europe. Parmi ...
Avaliação da (in)SUStentabilidade sócio-ambiental de unidades básicas de saúde
(NUTAU/USP, 2008-11-01)
Resumo Com base na evolução histórica do conceito de sustentabilidade desde a Conferência de Estocolmo, 1972, até a conferência de Johanesburgo (Rio+10), 2002, e no reconhecimento de três de suas principais dimensões na ...
Avaliação Pós-Ocupação e processo de concepção projetual em Arquitetura: uma relação a ser melhor compreendida
(FAU-USP, 2006-10-01)
The study of precedents is one of the elements that influences the formation of the architect’s formal and funccional repertory, and it is reflected in the professional design conception process. Through this perspective, ...
ENSINANDO (NOVAS) REZAS A (VELHOS) VIGÁRIOS: a integração de saberes e fazeres no atelier de projeto do mestrado profissional.
(UFMG, 2011-10-01)
Este artigo apresenta reflexões sobre uma experiência pioneira de ensino de projeto no contexto da pós-graduação stricto sensu da área de Arquitetura e Urbanismo no Brasil: o atelier integrado do Mestrado Profissional em ...
Estudos de Avaliação Pós-Ocupação na Pós-Graduação: uma perspectiva para a incorporação de novas vertentes
(FAU-USP, 2004-10-01)
Born from the crescent environmental preoccupation that characterizes the last decades, the Post-Occupation Evaluation (POE) is consolidated as an academic practice used in the areas of teaching, research and university ...
Há lugar para o projeto de arquitetura nos estudos de pós-graduação?
(Arquitextos - Vitruvius, 2002-01-01)
Hoje, as rápidas transformações tecnológicas, sócio-ambientais e econômicas, assim como o questionamento dos paradigmas tradicionais da arquitetura e o urbanismo (os modernos notadamente), colocam novos dilemas na formação ...
O PROJETO NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU: a prática projetual nos ateliês do Mestrado Profissional em Arquitetura da UFRN
(Revista PROJETAR - Projeto e Percepção do Ambiente, 2016-08-01)