Search
Now showing items 1-10 of 130
A Avaliação da Aprendizagem na Prática Pedagógica do Projeto de Arquitetura: Algumas Implicações Didáticas e Sociológicas
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)
Neste trabalho pretendemos abordar a prática pedagógica do projeto de Arquitetura a partir do foco nos seus processos de avaliação da aprendizagem. Buscamos discutir os procedimentos e pressupostos teórico-metodológicos ...
A Busca pela Integração entre Teoria e Prática no Ensino e Projeto de Arquitetura; Uma Experiência
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)
O trabalho aborda a importância de se integrar a teoria arquitetônica com a prática de projeto no ensino através de experiência realizada na disciplina AU 113 – Teoria e Projeto: fatores do projeto, ministrada no curso ...
A (Des)Construção do Princípio Ensaio sobre o Ensino do Projeto de Arquitetura
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)
Este ensaio apresenta questionamentos e especulações teóricas, didáticas e metodológicas que refletem a revisão paradigmática pela qual passa o ensino acadêmico do Projeto de Arquitetura. O autor sugere ser necessária uma ...
Análise da Disciplina para o Ensino de Iniciação em Projeto
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)
O presente estudo se propõe a situar as disciplinas que preparam o aluno para a atividade projetual, nos cursos de arquitetura e urbanismo, localizados na região do Triângulo Mineiro. Investiga o modo como se ensina a ...
A Falta de reflexão e Crítica vista como um Obstáculo ao Ensino de Arquitetura e a Formação de um Aluno Crítico e Diferenciado.
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)
Um dos principais obstáculos para o ensino de arquitetura, no ponto de vista do grupo e objeto deste trabalho, refere-se à falta de reflexão e crítica do professor visto como um detentor de todo conhecimento que, deste ...
A Realidade como Instrumento para o Ensino da Arquitetura
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)
Esta comunicação faz parte de uma pesquisa, que se originou de leituras nas quais se observou que o México e o Brasil apresentam similaridades na forma de ensinar, aprender e apreender o fazer arquitetônico pelo público ...
Arquitetura: Entre a ciência e a Arte
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)
O objetivo do artigo é sugerir uma reflexão sobre o papel da arquitetura que norteie as diretrizes da formação profissional. Iniciamos com os conceitos retirados dos Tratados de Vitrúvio e Alberti, para compararmos com as ...
A Temática Semestral e o Fórum de Debates no Ensino de Projeto de Arquitetura e Urbanismo
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)
O presente trabalho pretende analisar a adoção da temática semestral e a realização do fórum de debates, atividade inicial no desenvolvimento da temática eleita, como procedimento metodológico capaz de proporcionar a ligação ...
Idéia, Método e Linguagem: Uma Abordagem sobre o Processo Compositivo Arquitetônico
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)
Este artigo pretende contribuir na discussão sobre ensino de projeto arquitetônico e sua relação com o processo compositivo projetual do arquiteto. Considerando o paradigma das escolas de arquitetura que insistem em ignorar ...
O Construtivismo em Piaget e sua Relação com o Ensino de Projeto de Arquitetura
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)
O presente texto objetiva propor uma abordagem teórica a respeito das práticas de ensino de projeto de arquitetura. Nos ateliês de projeto, como ficaram conhecidos no decorrer da história os ambientes acadêmicos dos cursos ...