Search
Now showing items 1-10 of 26
Avaliação e Síntese: Uma Forma de Pensar a Pedagogia do Projeto.
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
Este artigo apresenta uma reflexão sobre a prática de avaliação da aprendizagem de Projeto Arquitetônico, levando em conta que refletir sobre o ato de projetar encontra-se indissociavelmente ligado à reflexão sobre o ensino ...
O Lugar da Teoria do Restauro no Ensino de Projeto em Contexto de Valor Patrimonial: Um Olhar Sobre os Trabalhos Finais de Graduação em Arquitetura e Urbanismo
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)
Este artigo apresenta um conjunto de reflexões que resultam da pesquisa “Metodologia para Intervenção em Sítios Históricos: um olhar sobre os Trabalhos Finais de Graduação em Arquitetura e Urbanismo” em desenvolvimento no ...
A Interdisciplinaridade no Ensino de Projeto: a Proposta Pedagógica do Projeto Integrado no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unp-mossoró
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)
O presente artigo tem como objetivo contribuir para a reflexão sobre a interdisciplinaridade e a integração no ensino de projeto de arquitetura através da análise critica da experiência vivenciada no Curso de Arquitetura ...
Práticas Intervencionistas no Patrimonio Edificado do Rio Grande do Norte: da Reconstrução Mimética a Uma Abordagem Crítica
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)
O presente artigo oferece uma reflexão sobre o ato de projetar em edificações de reconhecido valor patrimonial. Debates recentes acerca da intervenção no patrimônio edificado apontam a existência de grupos com posturas ...
A cristalização da “eterna imagem do passado” nas práticas preservacionistas dos sítios históricos brasileiros: perspectivas para a sua superação?
(PPGAU/UFRN, 2012-09-01)
RESUMO O presente artigo se propõe a refletir sobre a abordagem das práticas preservacionistas realizadas pelo órgão federal de preservação patrimonial, o IPHAN – ou de outras instituições, que seguem as referências/recomendações ...
A Interdisciplinaridade no Ensino de Projeto: a Proposta Pedagógica do Projeto Integrado no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unp-mossoró
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)
O presente artigo tem como objetivo contribuir para a reflexão sobre a interdisciplinaridade e a integração no ensino de projeto de arquitetura através da análise critica da experiência vivenciada no Curso de Arquitetura ...
Arte Moderna na Arquitetura e no Urbanismo recifenses - síntese e paradoxos, no ontem e no hoje: uma análise através de algumas das obras de Abelardo da Hora e Francisco Brennand
(DOCOMOMO BRASIL, 2009-09-01)
Este texto apresenta uma reflexão crítica sobre o significado da arte moderna na arquitetura e no urbanismo da cidade do Recife - local de vivência e de formação acadêmica principal das autoras do texto, a partir da análise ...
Cais do Sertão Luiz Gonzaga no Porto Novo do Recife: destruição travestida em ação de conservação.
(SAL- Seminário de Arquitetura Latino-Americana, 2011-11-01)
Este artigo se apóia no argumento de que a inserção da nova arquitetura em áreas patrimoniais através de uma relação dialética antigo-novo é fundamental para a legibilidade e autenticidade do ambiente construído de valor ...
Avaliação e Síntese: uma forma de pensar a pedagogia do projeto.
(FAU-MACKENZIE, 2009-10-01)
Este artigo apresenta uma reflexão sobre a prática de avaliação da aprendizagem de Projeto Arquitetônico, levando em conta que refletir sobre o ato de projetar encontra-se indissociavelmente ligado à reflexão sobre o ensino ...
Clube Líbano Brasileiro em Recife: um registro dos últimos suspiros.
(DOCOMOMO, 2012-05-01)
Este artigo tem por objetivo registrar, como forma de preservar, o projeto do Clube Líbano Brasileiro em Recife, de autoria do arquiteto Dilson Mota Neves, integrante de uma geração atuante em Pernambuco nas décadas de ...