Search
Now showing items 1-10 of 95
Por uma Formação mais Qualificada do Professor de Projeto de Arquitetura no Brasil
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)
O texto discute o perfil do professor de projeto de arquitetura no contexto atual dos cursos de graduação no Brasil e a necessidade de melhor capacitação dos mesmos, através de estudos de pós-graduação voltados para o ...
Relacionando espaço e Comportamentos para definir o Programa do Projeto Arquitetônico
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)
O artigo defende que o processo projetual em arquitetura, que historicamente desenvolveu-se a partir de uma perspectiva direcionada para a definição/caracterização do espaço, precisa evoluir no sentido de contemplar as ...
Para Projetar (nossos) Elefantes: Considerações sobre a Conquista de Autonomia Projetual pelo Estudante de Arquitetura e Urbanismo
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
Ao aprendizado de uma profissão corresponde, entre outros aspectos, a incorporação de conhecimentos e habilidades relacionadas às atividades a serem dominadas pelo futuro profissional. Na área de projeto arquitetônico, ...
A Humanização Gráfica de Projetos de Arquitetura: Uma Análise de Trabalhos Finais de Graduação
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
Como objeto de investigação, o projeto de arquitetura é um documento cujas informações podem ser analisadas sob múltiplas perspectivas. Nesse paper a tônica recai sobre a humanização da proposta, discutida com base em sua ...
Uma Experiência de Síntese no Ensino de Projeto
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
Objetivamos comunicar/divulgar uma experiência acadêmica desenvolvida no sentido de sintetizar conhecimentos que são repartidos por uma necessidade didática, mas que precisam ser reintegrados na mente dos estudantes, ...
Começando pelas Operações Concretas: Uma proposta de trabalho com alunos iniciantes em cursos de Arquitetura e Urbanismo
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
A fim de incentivar o uso do desenho como linguagem, o Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal xxx (CAU-UFxx ref. omitida) tem investido na ampliação do contato dos alunos do primeiro ano com esse modo de ...
Uma Experiência de Síntese no Ensino de Projeto
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
Objetivamos comunicar/divulgar uma experiência acadêmica desenvolvida no sentido de sintetizar conhecimentos que são repartidos por uma necessidade didática, mas que precisam ser reintegrados na mente dos estudantes, ...
Em Busca da Autonomia: a Percepção do Trabalho Final de Graduação em Arquitetura e Urbanismo Pelos Formandos
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)
Esse artigo apresenta parte de uma pesquisa relativa à afirmação do graduando como “sujeito” do processo projetual. Ele discute como os estudantes percebem o Trabalho Final de Graduação (TFG) desenvolvido no último semestre ...
Ensinando (novas) Rezas a (velhos) Vigários: a Integração de Saberes e Fazeres no Atelier de Projeto do Mestrado Profissional
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)
Este artigo apresenta reflexões sobre uma experiência pioneira de ensino de projeto no contexto da pós-graduação stricto sensu da área de Arquitetura e Urbanismo no Brasil: o atelier integrado do Mestrado Profissional em ...
Múltiplas Inteligências e Estimulação da Criatividade: Uma Experiência do Uso da Narrativa para Fomentar o Projeto Arquitetônico
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)
Entendendo que a criatividade permeia todas as ações humanas e precisa ser continua e variadamente estimulada, este artigo apresenta uma atividade acadêmica relacionada ao ensino de projeto no curso de arquitetura e urbanismo ...