Search
Now showing items 1-10 of 23
Arquitetura x Linguística: Paradigmas do Ensino do Projeto
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)
O presente texto objetiva discutir aspectos do ensino do projeto arquitetônico e urbano, partindo da associação entre arquitetura e lingüística. A comparação entre a experiência arquitetônica e a experiência do texto é, ...
O que o Parecer nos diz: o Projeto do Arquiteto na Palavra do Juiz Uma reflexão sobre avaliação à luz dos concursos no Québec, Canadá1
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
Os concursos de arquitetura oferecem uma ocasião especial para a reflexão sobre a avaliação de projeto. Com efeito, nos concursos e mais especificamente nos concursos públicos, diferentemente das situações de ensino ou da ...
Habitar a Cidade: Algumas Lições de uma Experiência de Ensino
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
Esse artigo visa a refletir sobre possibilidades de uso das chamadas tecnologias de informação e comunicação em processos de ensino de projeto de arquitetura, em particular através da internet, no formato conhecido como ...
Projeto Final. Síndrome Das Cavernas: Muito Blá Blá Blá, Alguma História e Nenhuma Teoria
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
Houve um tempo em que se dizia: linguagem de arquiteto é desenho (Marques, 2005). Palavras, raras no discurso profissional, na maior parte das vezes, eram enfeite. Enfeite que, se não era crime – como pensava Loos o ser ...
Os Tfgs da Usp e da Ufrn: Quem Diz Menos, Quem Diz Mais
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)
O crescimento da produção textual nos Trabalhos Finais de Graduação das escolas de arquitetura implicaria realmente numa maior reflexão e consciência da prática do projeto, tal como aconselharia Donald Schön (2000)? ...
Precedentes e Correlatos: do Caos ao Cais?
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)
A noção de precedente, desenvolvida nos ambientes onde grassou o revisionismo da cultura modernista, tornou-se crucial na crítica e na produção da arte e da arquitetura contemporâneas. Ela vem progressivamente ganhando ...
O ensino de arquitetura no Brasil: Na vida real, a História é diferente
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)
Olhando inicialmente o material oriundo em grande maioria de textos de nossos colegas que alertavam práticas inovadoras e alardeavam experiências inéditas, nada víamos de novo. Tudo exalava um déjà vu, reembalagens de ...
Arquitetura X Linguística:paradigmas do Ensino do Projeto
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)
ABSTRACT The starting point of this text is it of the association between architecture and linguistics aiming to discuss aspects of the teaching of the architectural and urban project. The comparison between the architectural ...
CSH nº 8 e CSH nº 9: simultaneamente gêmeas e opostas, viva a diferença!
(PPGAU/UFRN, 2012-09-01)
RESUMO A revista Arts & Architecture, sob coordenação do seu diretor John Entenza, promoveu, entre 1945 e 1965, através do programa Case Study Houses – CSH, a construção de uma série de casas-modelo em Los Angeles (CA). ...
Especificidades do projeto de (novas) habitações em ambientes históricos: Sugestões de parâmetros para avaliação e (re)desenho das estruturas arquitetônicas existentes
(PósArq/UFSC, 2006-11-01)
This paper discusses design aspects, which are thought crucial to be considered in conversion plans for residential use in old town centres so that new contemporary ways of life and household compositions can be satisfactorily ...