Now showing items 1-6 of 6

    • Ambientes Totais para Ensino de Projeto Arquitetônico: Novos Paradigmas de Utilização da Informática 

      Sales, Gastão (PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
      Este artigo é resultante de uma pesquisa sobre o ensino do projeto de Arquitetura sob o viés da Informática, do presencial ao não presencial, desenvolvida a partir da compreensão teórica sobre o processo projetual, análise ...
    • Análise da Midiateca de Sendai como representação do espaço fluido 

      Squaiella, Roberta; Marchelli, Maria; Ibiapina, Bruna (PPGAU/UFRN, 2015-10-01)
      Este artigo propõe uma análise da obra Midiateca de Sendai, projetada pelo arquiteto Toyo Ito no final do século XX, a partir da leitura do conceito de fluidez. Inicialmente será realizada a construção ...
    • Uma Década Depois 

      Teixeira, Rubenilson (PPGAU/UFRN, 2003-10-01)
      O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma reflexão e avaliação preliminar sobre uma metodologia de projetação em arquitetura, publicada há uma década, no intuito de sua reedição posterior. A metodologia em questão ...
    • Entre a Bicicleta e a Nave Espacial - os Novos Paradigmas da Informática e o Ensino do Projeto Arquitetônico 

      Rufino, Iana; Veloso, Maisa (PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
      Considera-se neste trabalho a possibilidade de que as novas tecnologias advindas da informática (programas de desenho assistido por computador, Internet, simuladores, etc.) têm provocado, ao longo dos anos, modificações ...
    • Genesis Of Architectural Forms – Inventive Design In The Virtual Age 

      Kwiatkowska, Ada (PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
      The digital architectural visions show that architecture is more and more influenced by virtual reality and concept of cyberspace. The primary forms in architecture differentiate according to the ways of the ideas’ expressions ...
    • Habitar a Cidade: Algumas Lições de uma Experiência de Ensino 

      Tramontano, Marcelo; Benevente, Varlete; Marques, Sonia (PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
      Esse artigo visa a refletir sobre possibilidades de uso das chamadas tecnologias de informação e comunicação em processos de ensino de projeto de arquitetura, em particular através da internet, no formato conhecido como ...