Now showing items 1-5 of 5

    • Condenados a eterna (In)Disciplina? Reflexões a Respeito do Ato de Projetar como Eixo do Conhecimento Arquitetõnico 

      Lara, Fernando (PPGAU/UFRN, 2003-10-01)
      O presente artigo toma como ponto de partida os trabalhos submetidos ao I Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura, sobrepostos a uma reflexão de ordem mais geral sobre a autonomia da disciplina ...
    • Dom-ino na favela, ou a forma do informal. 

      Lara, Fernando (PROPAR/UFRGS, 2007-10-01)
      RESUMO A idéia de re-arquitetura e re-qualificação trás a tona a antiga mas ainda bastante atual pergunta de Carlos Nelson Ferreira dos Santos: como incorporar na equação do urbanismo e da arquitetura os milhões de edifícios ...
    • O ensino de arquitetura no Brasil: Na vida real, a História é diferente 

      Lara, Fernando; Marques, Sonia (PPGAU/UFRN, 2015-10-01)
      Olhando inicialmente o material oriundo em grande maioria de textos de nossos colegas que alertavam práticas inovadoras e alardeavam experiências inéditas, nada víamos de novo. Tudo exalava um déjà vu, reembalagens de ...
    • PROJETAR - Desafios da Pesquisa e do Ensino de Projeto 

      Lara, Fernando; Marques, Sonia (Editora Virtual Científica, 2003-10-01)
      Aceitando este desafio e à guisa de provocação, neste pequeno livro, o nosso objetivo principal foi definir melhor a teoria do projeto e contribuir para um melhor entendimento do ato de projetar. Nascido em paralelo ao I ...
    • Sustentabilidade e Ensino de Projeto: Desafios e Oportunidades 

      Lara, Fernando (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      Um rápido olhar sobre as transformações na prática da arquitetura nas últimas três décadas nos revela transformações intensas como a introdução do computador no final dos anos 80 que no meu modo de ver guarda muitas ...