Browsing by Author "Rheingantz, Paulo Afonso"
Now showing items 1-20 of 23
-
APO e Projeto Arquitetônico: Influências e Interfaces
Souza, Fabiana; Zambrano, Letícia; Conde, Maurício; Nigri, Michelle; Uglione, Paula; Azevedo, Giselle; Rheingantz, Paulo Afonso (PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Este estudo traz uma reflexão acerca da Avaliação Pós-Ocupação (APO) e do Projeto Arquitetônico. Acreditamos que, apesar do grande número de APOs já realizadas, ainda é pequeno o número de profissionais que utilizam esta ... -
Autonomia e Autoavaliação no Atelier de Projeto de Arquitetura
Rheingantz, Paulo Afonso (PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)Este artigo discute a questão da avaliação e da autonomia no processo de ensinoaprendizagem projeto de arquitetura. Retoma a discussão proposta por Flavio Carsalade (2001) e por Cláudia Arcipreste, Elvan Silva e Maria Lucia ... -
Carandiru: Deletado da Memória
Viana, Lídia; Duarte, Cristiane Rose; Rheingantz, Paulo Afonso (PROPAR/UFRGS, 2007-10-01)RESUMO Concebido com base na premissa moderna da arquitetura penal, o Complexo Penitenciário do Carandiru, inicia sua história com a Penitenciária do Estado de São Paulo, projetada por Samuel Neves e Ramos de Azevedo, ... -
Cartografias e controvérsias na Rua do Lavradio: uma estratégia inovadora no entendimento do coletivo-lugar
Angotti, Fabíola; Rheingantz, Paulo Afonso; Alcantara, Denise (PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O artigo apresenta alguns relatos de experiência da pesquisa Rua do Lavradio: cartografando traços e rastros do coletivo-lugar, desenvolvida no grupo de pesquisa Qualidade do Lugar e Paisagem (ProLugar/UFRJ). Debate os ... -
A Construção Social do Conhecimento no Atelier de Projeto de Arquitetura
Rheingantz, Paulo Afonso; Rheingantz, Ana; Pinheiro, Ethel (PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Este artigo relata a pesquisa realizada com uma turma da disciplina Projeto de Arquitetura I do Curso de Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Nossa prática é ... -
A Contribuição da Arquitetura e da Experiência na Concepção de Edificações Penais no Rio de Janeiro
Viana, Lídia; Rheingantz, Paulo Afonso; Brasileiro, Alice (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Este artigo apresenta duas unidades penais do Rio de Janeiro em uso – Bangu IV e Talavera Bruce –, analisa sua arquitetura, seu funcionamento, e apresenta relatos de profissionais da Secretaria de Administração Penitenciária ... -
Contribuições da Pós-Graduação para o Ensino de Projeto de Arquitetura
Carvalho, Ramon; Rheingantz, Paulo Afonso (PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Este texto refere-se ao trabalho final da disciplina Teoria e Prática do Ensino de Projeto de Arquitetura, do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PROARQ/UFRJ), e tem como ... -
Contribuições para o Projeto de Ambientes Destinados para a Educação Infantil
Souza, Fabiana; Rheingantz, Paulo Afonso; Sodré, Liana; Vasconcellos, Vera (PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Verificamos um número crescente de ambientes destinados à Educação Infantil. Todavia grande parte destes estabelecimentos são adaptados ou instalados em edificações já existentes. Visando contribuir para projetos de avaliação ... -
Da pesquisa ao ensino: aplicando o conceito de território educativo ao projeto de escola na FAU-UFRJ
Tângari, Vera; Rheingantz, Paulo Afonso; Faria, Ana Beatriz (PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Esse artigo discute a necessidade de se adotar uma abordagem transdisciplinar para lidar com a concepção de ambientes de apropriação cotidiana, coletiva e referencial, tais como os equipamentos de educação, cultura e ... -
Ensino de projeto de arquitetura no limiar do século XXI: Desafios frente às dimensões ambiental e tecnológica
Rheingantz, Paulo Afonso; Cunha, Eduardo; Krebs, Carlos (PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este artigo discute os efeitos da transformação das dimensões tecnológica e ambiental no ensino de projeto de arquitetura em meio à transição instável e dinâmica Modernidade/Atualidade. Alinhado com o pensamento complexo ... -
Escola na Escola: Reflexões sobre um Método de Ensino de Projeto de Espaços para o Ensino Fundamental
Rheingantz, Paulo Afonso; Andrade, Luciana; Tângari, Vera; Alcantara, Denise; Duarte, Cristiane Rose (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Este artigo apresenta e discute uma experiência didática desenvolvida na disciplina de Projeto de Arquitetura 3 (PA3) do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAU-UFRJ. A insatisfação dos professores com os ... -
Grupo Ambiente-Educação: Um locus Interdisciplinar Possível no Projeto dos Ambientes para a Educação Infantil.
Azevedo, Giselle; Rheingantz, Paulo Afonso; Bastos, Leopoldo; Vaconcellos, Vera; Aquino, Ligia; Souza, Fabiana (PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Este artigo se propõe a apresentar os objetivos e a abordagem conceitual do Grupo Ambiente-Educação – GAE, Grupo de Pesquisa constituído por profissionais e pesquisadores de áreas e instituições distintas, que tem como ... -
New Urbanism, Smart Growth e Leed-nd: Novos Rumos para o Projeto Urbano nos E.u.a. e Possiveis Ensinamentos para o Brasil.
Del Rio, Vicente; Rheingantz, Paulo Afonso; Kaiser, Scott (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Este trabalho discute três dos principais movimentos do urbanismo contemporâneo norte-americano e algumas das suas implicações para o contexto brasileiro: New Urbanism, Smart Growth, e LEED-ND (Leadership in Energy and ... -
Observando o Processo de Projeto Segundo a Teoria Ator-rede: Estudo de Caso em Uma Disciplina Projeto de Arquitetura
Carvalho, Ramon; Ferreira, António; Heitor, Teresa; Rego, Daniel; Rheingantz, Paulo Afonso (PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)Este trabalho aborda a experiência realizada na disciplina Projeto de Arquitetura IV do Mestrado Integrado em Arquitetura do Instituto Superior Técnico de Lisboa, Universidade de Lisboa, no âmbito do Programa de Doutorado ... -
Pires de Almeida: Reduto da Alma Encantadora das Ruas do Rio de Janeiro
Rheingantz, Paulo Afonso; Alcantara, Denise; Barbosa, Alexandre Luiz (PROPAR/UFRGS, 2007-10-01)RESUMO Incrustado na fronteira entre Laranjeiras e Cosme Velho, o quase octogenário conjunto de edifícios art déco e o desenho urbano da rua Pires de Almeida podem ser caracterizados como um legítimo reduto de resistência ... -
O Processo de Avaliação e Sua Importância no Ensino de Projeto de Arquitetura
Amorim, Flávia; Rheingantz, Paulo Afonso (PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Este trabalho foi elaborado como trabalho final da disciplina de Teoria e Prática do Ensino de Projeto de Arquitetura, no Curso de Mestrado em Arquitetura, PROARQ/FAU-UFRJ, com base na experiência dos autores e nas discussões ... -
O Processo de Projeto como Construção Coletiva
Carvalho, Ramon; Viana, Lídia; Rheingantz, Paulo Afonso; Tângari, Vera (NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Este trabalho pretende explorar as possibilidades de entendimento do projeto de arquitetura como construção sociotécnica e que envolve uma rede ou coletivo que se articula e se configura em torno de um conjunto heterogêneo ... -
Processo de Projeto na Atualidade: Uma Reflexão Sobre o Lugar em Ação
Viana, Lídia; Rheingantz, Paulo Afonso (NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Esse artigo tem como objetivo analisar alguns projetos contemporâneos e seus processos a partir da visão de mundo da atualidade. Montaner define o Lugar da atualidade como locais de intensa concentração de fluxos, de ... -
Projetar 10 Anos: Cartografando Controvérsias no Ensino de Projeto de Arquitetura
Carvalho, Ramon; Rheingantz, Paulo Afonso (PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)Este trabalho (re)visita as edições anteriores do PROJETAR e discute um conjunto de artigos apresentados e publicados nos seus anais. Alinha-se com os argumentos de Bruno Latour que resultaram na proposição da Cartografia ... -
Projetar e Ensinar Mais Próximo da Realidade: Uma Abordagem Sob o Ponto de Vista da Ergonomia
Castro, Iara Sousa; Rheingantz, Paulo Afonso (PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Este artigo visa discutir os benefícios que a Ergonomia pode trazer à prática do arquiteto e ao processo de ensino de projeto nas Escolas de Arquitetura. Dessa forma, a Ergonomia será apresentada como uma ferramenta ...